SupplyChain - Por uma cadeia eficiente

Sherlock Holmes da Logística

21/09/2010 13:59

Materia de: 

HRM Logística

Informações sobre Logística
 

hrmlogistica.wordpress.com

 

Sherlock Holmes da Logística

16 09 2010

Alguns ainda devem se lembrar do tempo em que o controle de estoques era realizado em fichas de papel. Um armário repleto de fichas, uma para cada Sku, e o nosso tranquilo almoxarife fazendo seus apontamentos a cada entrada ou saída do estoque.

Saber onde um produto se encontrava no armazém era especialidade de poucos. Todos devem se lembrar do colaborador que tinha “olhos de lince” e memória privilegiada. 

Todas as vezes em que ninguem achava um determinando item no estoque ele aparecia com sua roupa de Sherlock Holmes. Depois de algumas análises de temperatura, pressão, rastros de coruja e mais algumas artimanhas ele simplesmente gritava ACHEI !! E todos ficavam surpresos, pois o Sherlock mais uma vez teve êxito.

E quando o Sherlock tirava férias….. a produtividade despencava, NFs eram canceladas por falta de produtos e os pretensos aprendizes de Sherlock tinham seus minutos de glória. Mas ele, o verdadeiro Sherlock era imbativel e tão logo voltava de férias retornava ao seu posto.

Hoje, com o aumento da complexidade das operações logísticas, aliada  a necessidade de agilidade no atendimento ao cliente,  busca contínua pelo aumento da produtividade no CD, mais a preocupação com a acurácia dos estoques,  penso que é quase impossível (digo quase, pois ainda conheço algumas operações em que o Sherlock trabalha) o profissional de logística conseguir gerenciar uma operação sem uso intensivo de tecnologia.

Neste sentido, o mercado hoje oferece uma série de softwares de gestão (ERP, WMS e TMS entre outros) que possibilitam ao gestor logístico uma visibilidade de toda a operação. Com isso torna-se possível um melhor planejamento, controle  e coordenação dos recursos (equipe e equipamentos)  disponíveis para otimização do  fluxo de materiais e informações necessários ao atendimento das necessidades e  expectativas dos clientes.

Não poderia deixar de destacar que, tecnologia aplicada sem entendimento e racionalização dos processos e capacitação da equipe pode aumentar ainda mais a complexidade logística. E ai nem Sherlock dá jeito.

Ao terminar este pequeno texto, gostaria de aproveitar para agradecer aos diversos Sherlocks com quem tive a oportunidade de trabalhar. Tenham certeza que aprendi muito sobre Logística com cada um deles. Muitos hoje já estão descansando, outros se transformaram em usuários avançados das tecnologias e sistemas que implementei 

Pesquisar no site

Contato